About Me

18 de outubro de 2017

Redes sociais: o eu ideal, as comparações e a depressão.

| |


A internet veio para nos ajudar e suprir nossas necessidades seja elas individuais ou coletivas, a internet hoje é indispensável. Com ela chegamos ao conhecimento e informações mundo a fora, a conveniência, inclusão de todos e as redes de entretenimento. Porém, assim como muitas vantagens, também existem as desvantagens. Pesquisas comprovam que 59% dos jovens sofrem alguns transtornos psicológicos com o uso da internet (GLENN GEHER – Texto Aqui)

O grande mal esta nas comparações e a falsa sensação de felicidade que tentamos passar. Como uma alguém envolvida no mundo digital pôde perceber tais mudanças de comportamento em minha própria pessoa. Aquele mundo de felicidade e perfeição trouxe uma insatisfação comigo mesma. Porque eu não conseguia ser como alguns ali; sempre impecáveis roupas da tendência, frases motivadoras e uma vida “social invejável”. Fui me deixando ser seduzida a mostrar uma vida editada para não ficar de fora, porém ao me deparar com a realidade tudo aquilo me fazia ser mais vazia e ingrata com a bondade de Deus.
É um grande fardo levarmos uma vida que nunca teremos ou que nunca seremos, que é a perfeição. Somos pessoas capazes de mudar e vencer, mas somos falhos e todos os dias nos deparamos com o espelho da realidade.
Carl Roger fala sobre a Self Ideal, o Eu ideal, resumidamente o eu ideal é: Projetamos uma imagem perfeita de alguém que não somos, ou aquilo que gostaríamos de ser. É uma figura do narcisismo. O que o outro espera de mim, aquilo que completa as expectativas de fora, do outro, não nossas. Porém ao retornarmos a realidade do eu, nos frustramos e sofremos.
Quando nos comparamos ou vivemos em um mundo de superioridade disputada sempre acabamos perdendo, pois se ganhamos nos tornaremos orgulhosos e se perdemos seremos almas vazias. Sempre acabamos perdendo!
Além de ser completamente injusto você querer se comparar com a história, a caminhada ou estágios do outro, sendo você um individuo com personalidades, experiências e princípios diferentes.

Síndrome de Eva
Na bíblia conhecemos de primeira instancia a vida de um casal no jardim do Éden, Adão e Eva. No decorrer da narração desses dois na bíblia, chegando ao momento da tentação de Satanás para com a mulher, ela mostra como a comparação traz insatisfação com o que Deus nos deu. Ela tinha todas às arvores e fruto para se alimentar, porém escolheu aquele que Deus pediu não tocar, e sofreu a consequência da desobediência. 
"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gênesis 3: 4-6
Quando nos entregamos à falha do orgulho e da inveja nos tornamos ingratos e vazios, pessoas que correm de um lado pro outro buscando satisfação para um buraco em sua alma, onde somente a graça do ALTÍSSIMO pode nos socorrer.

"Porque também nós éramos noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros." Tito 3:3

Graça

Ao nos depararmos com tais comportamentos e sentimento faccioso em nosso coração; quando no sentimos chateados quando alguém recebeu uma benção, venceu ou estiver mais feliz que você, é hora de correr para os pés Cristo, e encontrar em seu favor imerecido a integridade de nossas almas. Confessemos nosso pecado e peçamos ao Espírito Santo uma vida regenerada e tratada de toda inveja. Necessitamos de Jesus pra nos tornarmos completos, inteiros, plenos. Só assim venceremos o maior inimigo de nossas vidas, nós mesmos. A graça é o remédio para um coração doente desse mundo de comparações e falsa felicidade.

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." HEBREUS 12:1-3

3 comentários:

  1. Ótimo artigo. Partilho de algumas das mesmas idéias. Hoje em dia temos tudo na palma da mão. Mas será que isso é algo tão benéfico assim? Depende. De nós e de quem está ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com praticamente tudo que você destaca em seu texto. O poder das palavras é muito forte e eu procuro sempre transparecer isso nas minhas redes sociais também, além claro do meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. É exatamente isso. Eu sempre reclamo em como as pessoas que trabalham com internet, mesmo que não seja expondo a propria vida, devem mostrar verdade. Não é sempre que a gente ta bem, a gente tem medo de perder alguma informação (FOMO) e também ficamos nos comparando com aquele bando de gente que mostra uma felicidade que simplesmente não existe, essas pessoas são gente tambem, elas só escondem e isso faz um mal danado pra quem assiste eles.
    Adorei sua reflexão

    ResponderExcluir