About Me

26 de abril de 2017

A Bíblia Mente? A veracidade das Escrituras.

| |



Lembrando, não sou expert, mas defender a palavra é fundamental!
Um dos questionamentos levantados entre muitos estudiosos das escrituras é se de fato tudo que está ali é verídico, existem muitos posicionamentos e linhas teológicas que desmentem a bíblia. Uma dessas que voltou com tudo nos púlpitos, e agora com as mídias sociais, devido o advento da era digital, é: "Jesus é ou não dessedente sanguíneo de Davi?"
Professores, mestre e doutores em teologia estão usando dos meios de comunicação digital para desfazer a palavra de Deus, aparentemente com base irrefutáveis disseminando heresias, e com isso gerando duvidas e desconfiança na veracidade das escrituras. Isto embora já era de esperar, segundo o apostolo Pedro na sua segunda carta em 2 Pedro 2: fala a respeito daqueles que introduziriam heresias terríveis e destruidoras no meio da igreja, capazes até de negar o próprio Senhor Jesus. Infelizmente esses trabalham para satanás, e ainda caem em grande perdição.
Vou tentar explicar...
A confusão teológica começa a partir do momento em que esses “doutores” questionam como Jesus pode ser da descendência sanguínea de Davi, sendo que José não é seu pai.

Segundo Apocalipse 5:1-5 fala daquele que é digno de abrir o livro selado, até aí João autor de apocalipse relata um diálogo com um ancião, onde este diz: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus setes selos. Esta passagem se refere a Jesus. Na linha teológica isto é contraditório, então mentira, mostrando que está mentira se começa no céu.

As Testemunhas que afirmam que Jesus é da descendência Davi:

1º Lucas 1:30-33 – Anjo Gabriel. (Testemunha do céu)
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim.

è Para Jesus herdar o trono é necessário este ser da linhagem sanguínea de Davi.

2º Romanos 1:2-4 – Paulo. (Testemunha do Novo Testamento)
O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”

3º Isaías 11:1-3 – Isaías. (Testemunha do Antigo Testamento)
Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos;”
è Aqui o profeta messiânico revela Cristo como descendente de Davi na carne.


A mal interpretação e consequentemente a dúvida: Das tribos às genealogias

No livro de Lucas 1:5, fala dos pais de João Batista, sendo esses, Zacarias e Isabel, descendentes de Arão, tribo de Levi. Maria era prima de Isabel (Lucas 1:35). Porém, Jesus não tinha pai segundo a carne, somente parte materna, concluindo assim que certamente este seria da tribo de Levi, dos levitas. Como então podemos afirmar que Jesus é o leão da tribo de Judá, sendo que apenas José era da tribo de Judá, linhagem sanguínea de Davi.

Esta é a dúvida que muitos estão levantando, usados, estes vem destruindo a fé das pessoas sem conhecimento aprofundado da bíblia, muito menos com instrução apologética. Infelizmente, restando para esses crentes o desvio da fé e a morte espiritual. Porém a Bíblia responde a bíblia! 

Existem duas genealogias a respeito de Jesus. Muitos passam despercebidos quando estão lendo genealogias, outro nem leem, mas se esquecem, se está escrito é porque tem importância.


A resposta: As genealogias.

Mateus 1:1-16 – 1º genealogia. (Linhagem de Davi, através de Salomão seu filho, genealogia de José, pai adotivo de Jesus)

Lucas 3:23-38 – 2º genealogia. (Linhagem de Davi, através de Natã  seu filho, genealogia de Maria, mãe segundo a carne.)

Ambas diferentes, mas são duas raízes genealógicas de Davi!

Curiosidades:
Mateus, escrevendo seu evangelho com os judeus em mente, se propõe a estabelecer qualificações de Jesus de ser o Messias através da genealogia de José. Assim, começando com Abraão, ele mapeia a genealogia do Senhor por meio de Davi, e os reis que se seguiram. Ele apresenta a linhagem real de Jesus (através dos homens), “…José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus…”
Lucas escreve para os gentios, com vista para a humanidade de Cristo. O conceito de um ser ao mesmo tempo Deus e homem parece estranho para aqueles acostumados a deuses gregos e romanos. Assim, Lucas começa a Jesus, e segue a genealogia de Maria, passando pelos patriarcas, terminando com o primeiro homem, Adão.

Leia mais: Logos Apologética.

No versículo 23 de Lucas 3, apresenta uma frase entre parêntese reto o seguinte: (como se cuidava) isso quer dizer o entendimento do povo a respeito da paternidade de José para com Jesus, já que ninguém soube que Jesus não era filho sanguíneo de José. Podemos concluir que no momento que José foi avisado pelo anjo a respeito da gestação de Maria, este a acolheu ela e juntamente Jesus, evitando escândalos, registrou o menino como filho legitimo.
Voltando a genealogia, no livro de Lucas 3:23 diz que José é filho de Eli, mas o pai de José é Jacó (Mateus 1:16). Vamos para as tradições e costumes judaicos: Genealogias e a parentescos.

- O antigo testamento está repleto de passagens onde avós ou bisavós são tidos como “Pai”, e também netos e bisnetos tidos como “filhos”. Este costume era comum ao se relatar que tal pessoa era descendente de outra. Assim, os judeus usavam os termos “pai ou filho”.

- Outro costume muito comum, e que é encontrado até hoje, é o genro ser considerado como filho do sogro e/ou o sogro como pai do genro. Isso ocorria no momento em que um homem assumia uma mulher. Neste ato, o homem passava a ser também considerado como “filho” do Sogro. Na língua inglesa, a palavra Sogro é traduzida por “Father in Law” (Pai na Lei) e Genro “Son in Law” (filho na Lei). De forma muito semelhante do que ocorria no primeiro século.

- Um terceiro costume judaico da época era excluir mulheres de qualquer tipo de contagem. Isto se estendia também às genealogias. Quando uma mulher aparecia na genealogia, era apenas como ilustração ou informação adicional relacionada a um homem desta genealogia, porém não eram peças importantes nestas. Vemos em diversas passagens que a contagem era sempre feita aos homens.

Aqui chegamos ao ponto onde podemos concluir então que Eli era pai de Maria. Eli era da tribo de Judá, descendentes dos reis. Certamente a mãe de Maria era da tribo de Levi e irmã da mãe de Isabel, sendo que Maria era legitima da tribo de Judá, descendente de Davi. Porém Sabemos que o reino de Salomão não durou para sempre. Ou seja, a bíblia não seria inspirada, pois esta profecia não se cumpriu, segundo o decreto de Jeremias 22:30, diz que a partir de Jeconias ninguém poderia herdar o reinado, devido uma maldição dada pelo próprio Deus?  

“Assim diz o Senhor: "Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de Davi, e reinar ainda em Judá.

Como então Gabriel declara que Jesus teria o trono de Davi, e este reinaria e seu reino não teria fim, sendo que o reinado estava amaldiçoado? 



PORÉM! Deus tinha feito uma promessa para Davi que seu reino prevaleceria para sempre.



  • 1º Crônicas 17:11-15 - 11 Quando a sua vida chegar ao fim e você se juntar aos seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, e eu estabelecerei o reino dele. 12 É ele que vai construir um templo para mim, e eu firmarei o trono dele para sempre. 13 Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul. 14 Eu o farei líder do meu povo e do meu reino para sempre; seu reinado será estabelecido para sempre”. 15 E Natã transmitiu a Davi tudo o que o SENHOR lhe tinha falado e revelado.
  • 2º Samuel 7:8-17 - 8 “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde você cuidava dos rebanhos, para ser o soberano de Israel, o meu povo. 9 Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra. 10 E providenciarei um lugar para Israel, o meu povo, e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início 11 e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre Israel, o meu povo. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o SENHOR, lhe estabelecerei uma dinastia. 12 Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. 13 Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. 14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens. 15 Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho. 16 Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”. 17 E Natã transmitiu a Davi tudo o que o SENHOR lhe tinha falado e revelado.



Mas como reverter a maldição da linhagem natural de Jeconias, e outra maldição sobre a descendência de Jeoaquim reinaria em Israel? (Jeremias 22:30) A linhagem de Davi iniciada por Salomão estava terminada e a promessa a Davi quebrada? Jesus tinha que ser da linhagem real de Judá, porém existia uma “maldição de sangue?” 



Está é uma resposta óbvia e linda: Jesus nasceu de uma Virgem, segundo a profecia de Isaias 7:14 e cumprida em Mateus 1:21-23 e Lucas 2:7, não necessariamente por sangue da linhagem amaldiçoada.

Então voltamos as genealogias e seus seguimentos: A de Mateus corre a linhagem real amaldiçoada, através de Salomão. No entanto a de Lucas corre a através de Natã, irmão de Salomão, está não foi amaldiçoada, porém a linhagem não era de reis. Jose e Maria eram descendentes de Davi por linhagem distintas, José era herdeiro do trono, mas por causa da maldição não poderia herdar. Então Jesus era descendente biológico de Davi através de Maria. Quando estes tornaram-se marido e mulher, Jesus tornou-se filho legal de José e herdeiro legal do trono de Davi, não sendo biologicamente filho então a maldição de sangue não o corrompia. (O registrou como filho)


SIM, É DELE O REINADO, A RAIZ DE DAVI E DESCEDENTE DE JUDÁ!

Pasmem, temos mais...

A MISTURA DAS TRIBOS:

Êxodo 6:23 Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom, e ela lhe deu à luz Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.



A mulher de Arão era do sangue da tribo de Judá, vejam: Numeros 2:1-3 – “E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas.

Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá.


Podemos dizer que Eliseba era princesa da tribo de Judá. Entendemos que Maria era da tribo de Arão e Judá. Sendo que Jesus era das duas tribos, tanto a de Levi como a de Judá. O DNA, dos seus descendentes eram misturados entre as tribos bem antes de Jesus.




O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ: “Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? Genesis 49:9”

Que se faça todo homem mentiroso, mas DEUS verdadeiro – Pr. José Barbosa

Fontes:
Aula teológica – Pr. José Barbosa
Canal Pr. e prof. José Barbosa

Logos Apologética
Sentir Com a Igreja 

GuilhermeBorn – Genealogias Contraditórias 

Um comentário:

  1. O melhor estudo. Soli Deo Gratia!! Obrigado irmão, por partilhar. Rico Rico. Profundo e maravilhoso. Deus é um artista. Conseguir que houvesse uma genealogia de um TOCO de Jesse, de outra raiz, que não fosse a linha Real!! Obra de arte pura, que somente Deus poderia criar!! aleluia.

    ResponderExcluir